O Fadista Madragoa

sábado, janeiro 14, 2006

Iliteracia informática II











Este caso dos números de telefone, é tão grave a tantos níveis que nem sei por onde começar.

Toda esta bronca ocorre porque o que é normal, no século XXI, é que este tipo de listagem seja fornecida em papel. Como a informação foi pedida em ficheiro electrónico, os tipos da PT meteram os pés pelas mãos, e o caldo entornou-se.
Quem pediu a listagem em formato electrónico devia ser um daqueles liberais radicais com a mania das modernices... Ou um funcionário judicial que não entende que um documento impresso é intrinsecamente mais seguro do que um electrónico.

Depois os ficheiros vão parar às mãos dos jornalistas. São n ficheiros com telefonemas de Paulo Pedroso... e todos os outros telefones do cliente Estado. O jornalista Zé Manel, mais conhecido como Einstein das tecnologias diz "olha tira aí o data filter do Excel, e faz unhide columns".
E fica a descoberto toda a incompetência técnica e falta de bom senso dos profissionais da PT, Justiça e Procuradoria envolvidos. E a incompetência de quem neles manda e nada sabe.

Ainda não são públicos mais detalhes, mas eu não acredito que os ficheiros, por um lado, não fossem Excel, e , por outro lado, estivessem de alguma forma encriptados ou protegidos por password. Já nem falo em .pdf's, que isso já seria algo muito complicado...

E estas pessoas têm empregos, e a estas pessoas são confiadas informações sobre a vida privada dos portugueses, e estas pessoas fazem comunicados a dizer que as notícias são falsas, que isto e aquilo. E tantas pessoas inteligentes desempregadas, no século XXI em Portugal.
Free Web Site Counter
Free Counter